O escritório estadual da ANEC no RN promoveu, no último sábado (12), o primeiro Dia ANEC no interior do estado, que ocorreu no Colégio Diocesano Seridoense, em Caicó/RN, e reuniu mais de 50 participantes das duas escolas católicas locais. O bispo diocesano de Caicó, dom Antônio Carlos Cruz Santos, prestigiou o evento, destacando na abertura o papel e o compromisso fundamentais da educação confessional católica nos dias atuais, como instrumento da formação humana e da consciência crítica de crianças e jovens.
O encontro teve como tema “A Identidade da Escola Católica Hoje”, e contou com a assessoria do professor Aloirmar José da Silva – Graduado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória/ES; Graduado em Serviço Social pela Faculdade Salesiana de Vitória/ES; Especialista em Diálogo das Religiões, e em Gestão Educacional. Atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e Diretor Geral do Colégio Marista Pio X, em João Pessoa/PB.
Em sua fala o professor destacou a identidade como o bem mais precioso para uma instituição de ensino católica. Para ele, o que diferencia a escola católica de outras escolas não é a excelência acadêmica, posto que isso deve ser entendido como uma obrigação à qualquer instituição educacional. O diferencial da escola católica hoje é a fonte, a inspiração do seu fazer pedagógico, que deve estar centrada no próprio Jesus Cristo. A partir desta compreensão base, o professor refletiu desafios atuais e apontou caminhos para o fortalecimento da identidade na Escola Católica.
Para a professora Catarina Ramos Frazão, membro titular e representante do Conselho Estadual da ANEC no encontro, o momento foi uma oportunidade para refletir sobre a identidade da educação católica, contribuindo assim com a formação dos gestores e educadores locais. Além disso, o encontro significou mais um passo expressivo da ANEC no sentido de interiorizar efetivamente as suas ações e projetos.
Por Geovani Santos, secretário estadual ANEC/RN