Estão abertas de 14 de março a 3 de abril as inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) de 2016 no exterior. O exame é destinado a brasileiros residentes fora do país que não puderam concluir o ensino fundamental ou o ensino médio na idade esperada. No Japão e na Guiana Francesa, em específico, serão abertas também as inscrições para pessoas privadas de liberdade (Encceja PPL).
Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja Exterior terá provas nos Estados Unidos (Boston e New York), Bélgica (Bruxelas), Guiana Francesa (Caiena), Portugal (Lisboa), Suíça (Genebra), Espanha (Madri), Reino Unido (Londres), França (Paris), Japão (Nagoia, Hamamatsu e Ota). Já nas unidades prisionais as provas serão em Tóquio e Caiena.
A aplicação do exame nesses países será realizada pelas representações diplomáticas brasileiras locais, em parceria com o Inep.
As datas de realização das provas variam conforme a etapa da educação básica. Para o ensino fundamental, o exame será realizado no dia 28 de maio, nos turnos matutino e vespertino, de acordo com as áreas de conhecimento selecionadas. Para o ensino médio, em 29 de maio, também pela manhã e à tarde.
Para concorrer ao certificado de conclusão do ensino fundamental é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas. Quem pretende obter o certificado do ensino médio deve ter a idade mínima de 18 anos completos nada data de realização do Encceja.
Os consulados brasileiros relacionados no edital vão disponibilizar computadores para que pessoas que não têm acesso à internet possam fazer a inscrição.
PPL — A inscrição das pessoas privadas de liberdade ficará a cargo do responsável no Consulado-Geral do Brasil no Japão e na Guiana Francesa. O período para cadastramento no sistema on-line também será de 14 de março até 3 de abril.
As provas do PPL serão realizadas no período de 30 de maio a 10 de junho, em unidades prisionais.
Para o ensino fundamental, haverá quatro provas objetivas, com 30 questões cada uma, nas áreas de conhecimento:
Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação (linguagens, códigos e suas tecnologias);
Matemática;
História e geografia;
Ciências naturais.
Para o ensino médio, as provas serão nas áreas de:
Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação;
Matemática e suas tecnologias;
Ciências humanas e suas tecnologias;
Ciências da natureza e suas tecnologias.
Acesse o Edital nº 5, de 10 de março, publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 11.
Fonte: INEP