Desenvolvido pela rede de escolas jesuítas de Barcelona, na Espanha, o Projeto Horizonte 2020 (Horitzó 2020) busca transformar o processo de ensino e aprendizagem, criando um novo método pedagógico, adequado aos muitos desafios da escola no século XXI.
O projeto-piloto vem sendo colocado em prática desde 2014 pelo economista e Diretor-Geral da Fundação de Educação dos Jesuítas da Catalunha, Xavier Aragay que busca implementar um novo modelo pedagógico junto às escolas jesuítas ao redor do mundo. O professor, que foi Diretor da Universidade Aberta da Catalunha, é considerado um apaixonado pela educação formal e não-formal, conhecido por muitos como um homem visionário, de grande capacidade de diálogo, exigente e tenaz. A rede jesuíta catalã atende a 13 mil alunos, com 1.300 professores, distribuídos em 8 colégios.
Aragay aposta na superação da divisão do ensino por temas e horários, assim como dos livros convencionais e das tarefas de casa, o currículo, a didática e a avaliação. Os educadores passam a dar aulas em equipes de três, lecionando para grupos de 60 alunos. O mobiliário também é adaptado para a nova situação, criando espaços em extensão à sala de aula tradicional. Sendo todo o processo ensino-aprendizagem focado nos alunos. A Rede Jesuíta de Educação (RJE) busca compartilhar o desenvolvimento de inovações, com profissionais e entidades inseridos nesse processo de mudança levando em consideração a realidade de cada unidade, visando a transformação e o futuro da educação.
Este projeto Horizonte 2020 está sendo apresentado pelo Prof. Xavier Aragay no Encontro das Equipes Diretivas dos Colégios da RJE de 7 a 9 de março, no Centro Cultural João XXIII, Botafogo, Rio de Janeiro. Está participando oSecretário Mundial para Educação Básica da Companhia de Jesus, P. José Mesa, além dos diretores das 18 unidades educacionais de todo o Brasil, validando o Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Brasil.
Saiba mais em: http://h2020.fje.edu/es/