O coordenador dos trabalhos pastorais de Educação e Cultura na Arquidiocese de Salvador, padre Danilo Pinto, que também é o assessor do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi convidado para colaborar como assessor do Setor Universidades do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). O primeiro encontro entre os membros aconteceu entre os dias 24 e 28 de fevereiro, em Mendonza, na Argentina.
O encontro teve como objetivo elaborar o planejamento estratégico do Setor Universidades do CELAM para o quadriênio de 2016 – 2019, bem como organizar um Seminário da Pastoral Universitária (PU) para os bispos referenciais e assessores das Conferências Episcopais da América Latina. O evento acontecerá em outubro, em Bogotá, na Colômbia, e terá como finalidade conhecer e acionar as pastorais universitárias da América Latina e do Caribe para elaborar em conjunto um diagnóstico da realidade universitária no continente e um alinhamento que oriente a caminhada da pastoral, além de dinamizar um encontro pessoal de delegados de PU e suas equipes.
Além do padre Danilo Pinto, a equipe do Setor Universidades do CELAM é composta pelo padre Júlio Chagas, assessor do Setor Universidades da Conferência Episcopal do México, pela professora Fernanda Santicci, consultora da Conferência Episcopal Argentina, e pelo padre Óscar Losano, secretário executivo do departamento de Cultura e Educação do CELAM. Dom Joao Justino, presidente da Comissão Episcopal, foi nomeado como bispo responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul.
A equipe de assessores tem a função de realizar o acompanhamento, a articulação e a animação do trabalho na ação evangelizadora realizada no ambiente universitário da América Latina e do Caribe.
Fonte: Portal Arquidiocese de Salvador