Com o objetivo de repensar e relançar o papel da escola católica para o século XXI na América, à luz das análises das propostas educativas eclesiais, em diálogo com os desafios e com as realidades do nosso continente, a Confederação Interamericana de Educação Católica (CIEC) em parceria com a ANEC realizou nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2016, no Colégio São Luís, em São Paulo, o 24º Congresso Interamericano de Educação Católica.
Esta edição foi pensada e motivada pelo 50º aniversário da Declaração Gravissimum Educationis em 2015, pelos desafios apontados pelo instrumento Laboris “Educar hoje e amanhã, uma paixão que se renova” e, a partir da reflexão realizada na América pelos chefes de Estado, que compõe a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) apresentados através das “Metas 2021” e dos Bispos do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), por meio do documento “Vão e Ensinem”. O 24º Congresso Interamericano de Educação Católica teve como proposta redefinir o papel da escola católica para o século XXI de maneira a responder os desafios que a realidade do continente nos apresenta.
O presidente da ANEC, Prof. Dr. Paulo Fossatti, foi quem deu as boas-vindas aos congressistas. No discurso, Fossatti afirmou que o processo educacional deve unir o campo intelectual com o afetivo e os valores de maneira equilibrada e a escola deve mesclar a ética e a responsabilidade social.
Na manhã do último dia do congresso foi realizada a premiação Jesus Mestre. Entre os premiados estavam o Pe. Jesus Hortal, o Pe. José Marinoni e a Ir. Maria Tereza Diniz.
Cerca de 1000 pessoas de diversos países, envolvidas em inúmeros projetos, estiveram reunidas durante os três dias com o intuito de dialogar sobre liberdade, equidade, qualidade, família, sonhos, cooperação e união.