A ANEC realizou no dia 17 de setembro de 2015 VIII Fórum de Mantenedoras, no Centro de Eventos e Treinamento CNTC, em Brasília. O evento tem por objetivo discutir e definir a posição das instituições católicas de educação.
Antes de iniciar o VIII Fórum de Mantenedora da ANEC foi realizado celebração eucarística dirigida pelo Presidente da Câmara de Mantenedoras da ANEC, Pe. Roberto Duarte.
Logo após a celebração foram chamados para compor a mesa de abertura o Diretor 1º Tesoureiro da ANEC e Presidente da Câmara de Mantenedoras, Pe. Roberto Duarte; o Diretor 2º Secretário da ANEC, Frei Claudino Gilz; a Diretora 1ª Secretaria e Presidente da Câmara de Pastoral da ANEC, Ir. Marli Araújo da Silva; a Diretora 2ª Vice Presidente da ANEC, Ir. Eulália Maria Wanderley de Lima, a Diretora Vice Presidente e Presidente da Câmara de Ensino Superior da ANEC, Ir. Irani Rupolo; o Diretor Presidente da ANEC, Ir. Paulo Fossatti; Presidente do Conselho Superior da ANEC, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino; o Presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira; Membro do Conselho Deliberativo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileira (CRUB), Reitora Anna Maria Marques Cintra; e o Secretário Geral da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), Pastor Afrânio Gonçalves Castro.
Pátria Educadora: Desafios e Oportunidades foi o tema da conferência proferida pelo membro da Comissão de Justiça e Paz e assessor da União Marista, prof. Dr. Ricardo Spindola Mariz.
Dando continuidade a programação do fórum, a palestra “A Gestão das Instituições de Educação Católica: o necessário equilíbrio entre a sustentabilidade e a mística confessional”, foi proferida pelo membro da equipe interdisciplinar da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Prof. Dr. Ir. Afonso Tadeu Murad.
Ainda no período da tarde foi apresentado cases de sucesso com a temática voltada para a sustentabilidade nas instituições católicas. O Fórum de Mantenedoras é voltado para presidentes de mantenedoras, reitores, diretores de escolas católicas, provinciais, inspetores, ecônomos, assessores e representantes das redes e grupos da educação católica do Brasil.
Em continuidade com a programação, foi realizado no dia seguinte (18) a VII Assembleia Ordinária da ANEC, também no Centro de Eventos e Treinamentos do CNTC a VII Assembleia Geral Ordinária da ANEC. O evento tem por objetivo desenvolver as diretrizes a serem adotadas pela associação e por suas associadas no próximo ano de atividades.
No evento foi realizada apresentação do relatório de atividades da ANEC e, na ocasião, foi anunciado o estado de Minas Gerais como próximo estado a sediar o IV Congresso Nacional de Educação Católica, promovido também pela ANEC.
A VII Assembleia Geral Ordinária da ANEC recebeu cerca de 280 participantes, dentre eles presidentes de mantenedoras, reitores, diretores de escolas católicas, provinciais, inspetores, ecônomos, assessores e representantes das redes e grupos da educação católica do Brasil.