As inscrições para o exame nacional de revalidação de diplomas médicos expedidos no exterior (Revalida) poderão ser feitas a partir desta terça-feira (8), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame é obrigatório para quem cursou medicina fora do Brasil, inclusive brasileiros, e deseja atuar como médico no país.
De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça, o período de inscrições vai até as 23h59 do dia 21 de setembro. A taxa de inscrição para a primeira etapa da avalição, composta de uma prova objetiva com 110 questões e de uma discursiva com 5 questões, é de R$ 100.
Caso o candidato seja aprovado na primeira fase, marcada para o dia 18 de outubro, ele deve pagar mais uma taxa, desta vez de R$ 300, para efetuar sua inscrição na segunda etapa do certame. Nesta segunda etapa, agendada inicialmente para os dias 28 e 29 de novembro, os participantes serão submetidos a 10 testes práticos de habilidades clínicas.
A primeira fase do exame será realizada na cidade de escolha do candidato, conforme opções disponibilizadas pelo Inep. Já a segunda etapa poderá ser realizada em mais de um local, que serão divulgados após a divulgação dos resultados das provas objetiva e discursiva.
Revalida
O exame foi criado em 2011 com o objetivo de unificar o processo de revalidação em consonância com as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de medicina. Antes do Revalida, cada instituição de ensino superior estabelecia os processos de análise seguindo a legislação.
Enquanto o médico não for aprovado e não obtiver a revalidação do diploma pelas instituições do ensino público, ele fica impedido de atuar no país. O índice de aprovação na prova, em 2014, foi de mais de 30%. Se um médico for reprovado no Revalida, ele pode se inscrever para fazer o exame do ano seguinte.
Fonte: G1