As comissões de Cultura e de Educação da Câmara dos Deputados promovem, a partir das 9 horas, o seminário internacional “Recursos Educacionais Abertos”, no auditório Nereu Ramos.
Os deputados Aliel Machado (PCdoB-PR) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que sugeriram a realização do evento, ressaltam que os Recursos Educacionais Abertos (REA) são definidos pela Unesco como “materiais de ensino, aprendizagem e investigação em quaisquer suportes, digitais ou outros, que se situem no domínio público ou que tenham sido divulgados sob licença aberta que permite acesso, uso, adaptação e redistribuição gratuitos por terceiros, mediante nenhuma restrição ou poucas restrições”.
O objetivo do seminário é debater experiências internacionais e ouvir especialistas sobre o tema para subsidiar avanços na legislação brasileira.
Programação
Na mesa de abertura, estarão presentes o presidente da comissão de Educação, deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG); os deputados Marcelo Matos (PDT-RJ), Aliel Machado e Jandira Feghali; a diretora de Formulação de Conteúdos Informacionais do Ministério da Educação, Laura Rossi; o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Gabriel Sampaio; e a secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Juana Nunes.
Às 10 horas, a primeira mesa de debate, coordenada pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP), terá a participação da fundadora do Projeto REA.br e vice-presidente da Public Knowledge, Carolina Rossini, e de Jan Gondol, da Eslováquia, para falar sobre conceito, histórico e iniciativas internacionais de REA.
Às 11h30, haverá uma palestra magna do consultor de políticas abertas do Creative Commons nos Estados Unidos Hal Plotkin, responsável pela política pública de REA do governo do presidente Barack Obama.
Às 14 horas, o debate coordenado por Aliel Machado será sobre educação aberta na cultura digital, com a representante do Instituto Educadigital Priscila Gonsales; o representante da Cátedra Unesco em Educação Aberta na Universidade de Campinas (Unicamp) Tel Amiel; e a coordenadora de Pesquisa no Centro de Estudos das Tecnologias da Informação e Comunicação, Camila Garroux.
Às 15 horas, sob coordenação de Félix Mendonça Júnior, falarão sobre práticas de REA no Brasil e valorização do professor os seguintes convidados: Sebastian Gerlic, do Índio Educa (iniciativa REA de educação indígena); Fernando Almeida, diretor do Departamento de Orientações Técnicas da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; e Nelson Pretto, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O evento será encerrado às 16h30 com a presença da deputada Margarida Salomão (PT-MG); da representante da Universidade de Brasília (UNB) Cristina Moreira; e da representante do Projeto REA.br Débora Sebriam.
Fonte:Câmara Noticias