Para qualificar o ensino-aprendizagem e promover a integração social, a Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), por meio da Gerência Educacional, divulga o primeiro volume da coleção Diretrizes Curriculares Maristas, com o tema Educação Inclusiva. O foco do documento é contribuir no trabalho de professores, coordenadores e gestores que atuam no atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais.
O documento foi elaborado com a colaboração das equipes das unidades educacionais e sociais da Província e consultoria da professora Erenice Natália Soares de Carvalho, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). No dia 19 de fevereiro, das 16h30 às 17h30, Erenice é a convidada do Marista para ministrar palestra de lançamento do documento na sede do escritório Central da PMBCN, em Brasília (DF), com transmissão por meio do sistema de videoconferência.
O documento segue a Política Nacional de Educação Inclusiva do Ministério da Educação (MEC) e apresente um conjunto de orientações a serem seguidas para a definição e o desenvolvimento de projetos, ações e atividades nos colégios e unidades sociais de educação vinculados à Província. As diretrizes estão de acordo com as exigências da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que recomenda “o desenvolvimento integral dos estudantes, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Dentre os tipos de necessidades educacionais especiais, hoje, presentes no ambiente escolar, o documento discorre sobre os distúrbios de aprendizagem, a exemplo da dislexia, síndromes, os transtornos de aprendizagem, as deficiências física, intelectual, visual, auditiva, e as altas habilidades/superdotação em crianças e adolescentes com poder de apresentar explicações mais profundas sobre um tema e/ou alto nível crítico.
Segundo a analista educacional da PMBCN, Gilmara Matos, as diretrizes visam destacar o posicionamento da instituição quanto a inclusão no contexto escolar, com conceitos e possibilidades de atuação em sala de aula. “O objetivo é apoiar as equipes pedagógicas quanto ao atendimento à estudantes em caso de inclusão, adequar as práticas pedagógicas e reforçar a participação da família na formação do educando. A intenção é favorecer a aprendizagem de todos, considerando as possibilidades de uma instituição de ensino regular e de acordo com a missão Marista”, declarou Gilmara.
O tema Educação Inclusiva ganhou reconhecimento internacional desde a Declaração de Salamanca, por ocasião da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: Acesso e Qualidade, realizada na Espanha em 2004. A coleção de Diretrizes Curriculares Maristas, terá como lançamentos futuros, o volume II com o tema Educação Infantil, e o volume III sobre Educação Inclusiva – parte II, com atividades práticas.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Marista