A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e a Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE) reuniram-se nesta quinta-feira (23) para tratar das dificuldades enfrentadas pelas instituições confessionais de educação no Brasil.
Na reunião, foram levantadas as dificuldades que as instituições confessionais encontram quanto às diversas legislações que envolvem o setor de educação, saúde, assistência e a própria confissão destas entidades.
“Para o grupo ficou claro que a questão das legislações que envolvem estas entidades deve ser avaliada com urgência. O emaranhado de normas dificulta as ações e a liberdade religiosa das igrejas”, afirma Guinartt Diniz, Secretário da Câmara de Mantenedoras da ANEC.
A intenção do grupo é identificar alternativas que possam ajudar as entidades confessionais em suas ações e gestão. Para o aprofundamento desse estudo, e ampliação da discussão com suas associadas, a ANEC e a ABIEE realizam, em conjunto, o 1º Fórum Brasileiro das IES Confessionais. O evento acontece no dia 12 de novembro em São Paulo, no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), instituição que celebra em 2014 um século de sua fundação.
Estiveram presentes na reunião o secretário executivo da ABIEE, Pr. Afrânio Gonçalves Castro, Dr. Vanderlei José Viana, Consultor Jurídico da Associação Internacional de Liberdade Religiosa para a América do Sul, Dr. José Eduardo Sabo Paes, Presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (PROFIS), o Secretário Executivo da ANEC, Daniel Cerqueira, o Secretário da Câmara de Mantenedoras da entidade, Guinartt Diniz e Adriane Lobão, Secretária da Câmara de Ensino Superior da ANEC.