A Confederação Interamericana da Educação Católica (CIEC) promoveu nos dias 15 e 16 de outubro, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o encontro regional da Cone Sul (região composta por Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai). O objetivo foi debater e refletir o contexto de políticas públicas educativas dos países membros da confederação. Este encontro antecede a reunião dos conselheiros representantes das regionais, onde as questões abordadas serão apresentadas por cada representante e debatidas pelo conselho.
Na ocasião foram apresentados a situação econômica-social dos países, o seu contexto educacional e, nesta perspectiva, os desafios e as realizações da educação católica, além da apresentação de Projetos e parcerias da CIEC e OIEC, e a realização do Congresso da Confederação no Brasil, em 2016.
Estiveram presentes neste encontro, representando o Brasil, o Secretário Executivo e a Secretária da Câmara de Educação Básica da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), Prof. Daniel Cerqueira e Tatiana Portella, representando a Argentina, o presidente do Conselho Superior de Educação Católica (CONSUDEC), Pe. Alberto Agustin Bustamante e representando a Uruguai, o vice-diretor nacional da Associação Uruguaia de Educação Católica (AUDEC), Mario Bengoa. Não puderam comparecer ao encontro os representantes do Chile e do Paraguai.
A CIEC é uma entidade civil, sem fins lucrativos, cuja finalidade é promover a educação católica na América. Ela se faz presente em 23 países de todo o continente americano e tem como missão incentivar a nova evangelização através da educação, difundir e defender os princípios evangélicos em matéria de organização e orientação da educação católica e promover a comunhão e a solidariedade entre os seus membros.