Entrar em sala de aula com crianças e adolescentes e um currículo para cumprir é uma atividade repleta de prazer e também de desafios. A data é um convite para que toda a sociedade repense nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso que queremos com a educação.
De acordo a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem(Talis), da Organização para a Cooperação(OCDE), divulgada esse ano, mostrou que são muitos os desafios a serem vencidos pelos professores do ensino básico. Quase 90% dos professores brasileiros acreditam que a profissão não é valorizada na sociedade. Mesmo assim, a maioria (87%) sente-se realizada com o trabalho. Também, segundo a pesquisa, 20% do tempo em sala de aula são usados para controlar o comportamento dos alunos.
A formação é fator relevante quando se fala da carreira do professor. Os dados do Censo da Educação Superior mostram que, em 2013, os formandos em licenciaturas foram 201.353. O número vem caindo desde 2011, quando foram registrados 238.107 concluintes no grau acadêmico. Em 2012, foram 223.892. O número era 145.859 em 2003 e atingiu o pico dos últimos dez anos em 2009, com 241.536 concluintes em licenciaturas.
Pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas a serem cumpridas no setor em dez anos, até 2024, todos os professores do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio devem ter licenciatura na área que atuam. Esse percentual está em 32,8% nos anos finais do ensino fundamental e em 48,3% no ensino médio. Segundo dados do Observatório do PNE, que reúne informações sobre cada meta e estratégia do plano.
O Ministério da Educação tem incentivado a formação dos professores com ações como o Programa de Consolidação das Licenciaturas ( Prodocência), que oferece apoio financeiro a projetos pedagógicos inovadores que contribuam para melhorar os cursos de formação de professores da educação básica. Outra iniciativa é o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica(Parfor), desenvolvido em parceria com instituições de educação superior e secretarias de Educação dos estados e municípios, que estimula as licenciaturas.
A todos os verdadeiros professores que passaram em nossas vidas, muito obrigado pela nossa formação. Essa é a essência da vocação do Professor: “Formar homens e mulheres novos para um mundo novo”.
“Os professores são os primeiros que devem permanecer abertos à realidade — com a mente sempre aberta para aprender! Pois, se um professor não está aberto para aprender, não é um bom professor, e nem sequer é interessante; os jovens são atraídos pelos professores que têm um pensamento aberto e assim contagiam os estudantes com esta atitude. Eis um dos motivos pelos quais eu amo a escola.” (Papa Francisco).
“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes”. (Paulo Freire).
“Professor é o sal da terra e a luz do mundo.
Sem vós tudo seria baço, e a terra escura.
Professor, faz de tua cadeira a cátedra de um mestre.
Se souberes elevar teu magistério, ele te elevará à magnificência…
… Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)
Dados da Agência Brasil