Diretores e Coordenadores de Escolas de Direito Católicas do Brasil se reúnem para debater melhorias para os cursos.
A Universidade Católica de Brasília (UCB) sediou, nesta última quarta-feira, 24 de setembro, uma reunião do Grupo de Trabalho de Direito da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), com a presença de representantes de Escolas de Direito de Instituições de Ensino Superior Católicas do Brasil.
A pauta da reunião teve como finalidade “fazer uma avaliação do Fórum de Coordenadores de Direito que ocorreu na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) no mês de agosto e a elaboração de uma moção publica para ser entregue junto a OAB, sobre a publicidade das informações e dados do Exame de Ordem, que inclusive, é uma proposta que veio da Escola de Direito da UCB”, sintetiza o Prof. Dr. Maikon Glasenapp, Coordenador do GT de Direito da Anec e do Curso de Direito da Católica de Santa Catarina.
Para o Prof. Dr. Dilnei Lorenzi, Chefe de Gabinete da UCB, “o papel fundamental de um encontro como esse é que começamos a influenciar em políticas de ordem, principalmente junto a OAB, no que diz respeito a definições para os nossos cursos. É importante focarmos e desenvolvermos essa vertente, pois o Exame de Ordem acaba sendo definidor para o ingresso no mercado de trabalho dos estudantes egressos dos nossos cursos”.
Proposta
Integração maior das Escolas de Direito com a Ordem dos Advogados do Brasil, essa foi a proposta apresentada pelo Prof. Dr. Diaulas Costa Ribeiro, Diretor da Escola de Direito da UCB, adotada pelo grupo para discussão. “O intuito da proposta é melhorar a estruturação do curso e dos estudantes para o exame. O que queremos é corrigir rotas, ver o que precisa ser reforçado no ensino e ter um número maior de aprovações”, ressalta o professor.
GT de Direito da Anec
De acordo com a Profª Adriana Lobão, Coordenadora da Câmera de Ensino Superior da Anec, 16 representantes de IES Católicas do Brasil fazem parte desse grupo de trabalho. “A ideia do grupo é trabalhar com o governo, as ligações governamentais e qualquer projeto relevante para o curso de Direito. Esse grupo se preocupa em organizar, compartilhar e articular entre as Católicas do Brasil”, explica.
O Grupo de Trabalho de Direito da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil foi formado há aproximadamente um ano. Composto por coordenadores e diretores dos cursos de Direito das IES Católicas do Brasil, discutem diretrizes e circulares, no intuito de repensar e aprimorar os cursos. “Isso reflete numa possibilidade maior de desenvolvimento, onde você busca a excelência e a qualidade do ensino. Além das questões políticas que envolvem os cursos, nós também temos experiências das mais diversas compartilhadas com os nossos colegas. São experiências múltiplas, porque cada região tem uma especificidade e uma necessidade, então isso faz com que as Instituições Católicas fortaleçam na busca da excelência e da qualidade que é o objetivo de toda instituição”, diz o Prof. José Antônio Lobo.
Estiveram presentes na reunião o Prof. Dilnei Lorenzi, Chefe de Gabinete da Reitoria da UCB, Prof. Maikon Gloasenapp, Coordenador do GT de Direito da Anec; Prof. Diaulas Costa Ribeiro, Diretor da Escola de Direito da UCB; Prof. Mario Ferrari, Assessor do Curso de Direito da UCB; Prof. Antônio Lobo, Diretor da Escola de Direito da PUC Goiás; Profª Adriane Lobão, Coordenadora da Câmera de Ensino Superior da Anec; Profª Mailsa Silva de Jesus, Coordenadora do Curso de Direito, da Faculdade Católica Rainha da Paz; Prof. Raimundo Luiz de Andrade, Coordenador da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Salvador; Profª Elaine Cler Alexandre dos Santos, Assistente pedagógica da Coordenação de Direito da Universidade Católica Dom Bosco; e a Profª Ana Claudia Lucas, da Universidade Católica de Pelotas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UCB