Começa em Belo Horizonte(MG) o Fórum de Diretores e Coordenadores do Curso de Direito, na PUC Minas. Promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil(ANEC), com parceria da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(PUC-MG), o evento tem o objetivo de aprimorar os cursos de Direito das Instituições de Ensino Superior Católicas do Brasil e formar uma rede de trocas de experiências.
Diretores, coordenadores, professores e alunos dos cursos de direito de graduação e pós-graduação, membros do NDE(Núcleo Docente Estruturante) e pesquisadores estão no auditório do prédio 43 do Coração Eucarístico, onde irão compartilhar as práticas e difusão da qualidade do Curso de Direito.
Os presentes receberam as boas vindas da Pastoral Universitária, apresentação do Grupo Musical Quiálteras e os cumprimentos do secretário Geral da PUC Minas, professor Ronaldo Santiago, do diretor da Faculdade Mineira de Direito e coordenador do Grupo de Trabalho(GT) dos cursos de Direito da ANEC, professor Guilherme Colen, assim como o vice coordenador, professor Maikon Glasenapp.
A mesa ainda contou com a presença da vice presidente da Associação Brasileira de Ensino de Direito(ABEDI), professora Angela Espíndola, do consultor jurídico do Instituto Latino Americano de Planejamento(ILAPE) e da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior(ABMES), professor Gustavo Fagundes e do secretário Executivo da ANEC, professor Daniel Cerqueira.
O secretário da ANEC destacou que a grandeza do grupo de estudos que se forma nesse fórum, é fazer amigos. “O grande propósito desse encontro é que nos conheçamos e nos identifiquemos como irmãos, e assim partilhar as experiências bem sucedidas.” O professor ainda ressalta, “Que os fóruns sejam um espaço de partilha, onde se possa vivenciar as experiências das Instituições Católicas de todo o país.” E mais, “oferecer um ensino jurídico qualificado, onde fazer Direito nas Instituições católicas seja modelo de um ensino de qualidade e excelência.”
Na oportunidade, professor Daniel lançou um desafio: “Precisamos ser os autores desse processo. Com uma dimensão diferenciada, posicionamento e compromisso social que precisa ser respeitado. Para tanto, precisamos criar uma força, daqui pra fora.”
A professora Angela Espíndola falou sobre o Cenário do Ensino Jurídico no Brasil Hoje – “é um cenário complexo, que concilia uma expansão desregulada que vivemos antes da década de 90 e a partir dessa década um momento de regulação que continuou culminando numa expansão quantitativa. Agora vivemos um momento de ‘parada’ para refletir a cerca da regulação do ensino jurídico.”
Essa reflexão, segundo Angela, exige atenção para que não caia numa expansão desenfreada e meramente quantitativa, mas que se atente a uma expansão da qualidade do ensino. Perguntado à professora o que precisa ser feito para reverter esse cenário de expansão desenfreada, ela afirma: “Criar formas alternativas de ensinar o Direito e dar espaço à criatividade. E só vai funcionar num movimento colaborativo entre Instituições, professores e estudantes, numa parceria de singularidades.”
Nesse primeiro dia do fórum serão apresentados projetos e experiências desenvolvidas na Católica de Santa Catarina sobre a Avaliação Externa no ENADE; Faculdade Católica de Rondônia com os Primeiros anos de Ensino Superior Católico na região amazônica; Projeto Quilombos de São Francisco em comunidades do Norte de Minas Gerais; Projeto de Expansão MED & ARB e O Serviço de Assistência Jurídica da PUC Minas;
O evento tem continuidade nesta tarde com a palestra do professor Gustavo Fagundes(ILAPE), cujo tema é o Direito das IES de Ensino e Contratos de Trabalho de Professores. E amanhã(29), encerra com as apresentações sobre o Novo Perfil das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação, ministradas pelo Prof. Dr. Gilberto Garcia, reitor da Universidade Católica de Brasília e pelo professor Alexandre Veronese, presidente da ABEDI.
Fórum na TV
A emissora PUC TV irá apresentar em seu programa Espaço PUC, canal 12 da Net e canal14 da OI, entrevista com participantes do fórum. Confiram.