Quando o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB) comemora 20 anos, há um motivo a mais para festejar. Terá o primeiro deficiente auditivo a defender uma dissertação de mestrado. Falk Moreira fará sua defesa na próxima sexta-feira (15/08), às 14h. O tema de sua pesquisa é “História de vida e concepção de docentes surdos acerca das políticas de inclusão na educação superior”. Com o estudo, Moreira apresenta a história de vida de outros professores surdos na educação superior do Distrito Federal.
O mestrando traz lutas e conquistas de docentes por meio de relatos, bem como o que mudou realmente desde a Lei 10.436/2002, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a regulamentação pelo Decreto 5.626/2005, o qual obriga o ensino de Libras no ensino superior para os cursos de licenciatura e para a educação básica.
A banca examinadora será composta pela professora Dra. Ranilce Mascarenhas Guimarães-Iosf (orientadora); professora Dra. Erenice Natalia Soares de Carvalho (coorientadora); professor Dr. Wellington Ferreira de Jesus (examinador interno) e pela professora Dra. Fátima Lucília Vidal Rodrigues (examinador externo).
Pioneirismo
Em 2006, Moreira foi o primeiro professor surdo de Libras de uma Instituição de Ensino Superior do Distrito Federal. Em 2008, ele foi o primeiro professor surdo da disciplina de Libras na Universidade Católica de Brasília (UCB). Dois anos depois, o primeiro estudante surdo do curso de Mestrado em Educação, inicialmente, como aluno especial. Após a defesa de dissertação, agendada para esta sexta-feira, Falk Moreira será o primeiro mestre surdo formado pela UCB.
Inclusão
O mestrado da UCB possibilitou o acompanhamento de intérpretes nas aulas e orientações. Professora Ranilce, orientadora de Moreira, explica que foram várias as pessoas envolvidas na formação dele e contribuíram na interpretação de textos e nas orientações da dissertação.
Fonte: ASCOM/UCB