Nos dias 28 e 29 de julho será realizado o III Encontro Internacional de Reitores Universia Rio 2014. O evento tem como objetivo analisar o papel das universidades. O tema do encontro é “A universidade do século XXI: uma reflexão a partir da Ibero-América”.
O encontro será realizado no Rio de Janeiro e contará com a participação de mais de 1.000 reitores de universidades brasileiras e internacionais associadas à Universia.
Será analisado o futuro da universidade, sua capacidade de resposta às demandas da sociedade atual e a projeção da universidade Ibero-americana no contexto mundial. Para isso, a Universia conta com a colaboração das universidades dos países ibero-americanos, que se incorporaram aos três comitês do III Encontro: o Internacional, o Acadêmico e o Organizador.
Para Emilio Botín, presidente da Universia e do Banco Santander, o evento pode ser considerado o início de uma nova fase para as instituições participantes. Segundo ele, “será um acontecimento acadêmico que marcará um outro horizonte para as universidades. Vamos contribuir para fortalecer o sistema universitário brasileiro. Acredito que o Rio de Janeiro em 2014 será a referência mundial da educação superior”.
Já Carlos Levi, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promete uma análise mais profunda sobre as transformações exigidas pelo cenário das universidades no Brasil. Para o presidente do Comitê Internacional do Encontro, “sem dúvidas, vamos discutir nesse evento a desigualdade regional que há entre as nossas universidades. O momento atual exige transformações rápidas e ágeis”. Mais que isso, Levi acredita que a transformação deve ser baseada nas necessidades da sociedade. Segundo ele, “a universidade mais do que nunca experimenta desafios. Precisamos transformar as nossas universidades em instituições que a nossa sociedade precisa. O Rio de Janeiro se transformará na capital mundial universitária”.
Dentre as novidades previstas para esta edição, está o desenvolvimento de um aplicativo digital que facilitará a criação de uma grande rede acadêmica. Os reitores terão a possibilidade de acessar os diferentes debates por meio de tablets, que também poderão ser utilizados para facilitar o contato entre os participantes durante as atividades do Encontro.
O evento terá a participação dos reitores Andrew Hamilton, da Universidade de Oxford; Bernhard Eitel, da Universidade de Heidelberg, a mais antiga da Alemanha; José Narro Robles, da Universidade NacionalAutônoma do México; Peter Salovey, da Universidade de Yale; e Tan Chorh Chuan, da Universidade Nacional de Singapura.
Somados a esses, mais de 1.100 reitores de instituições de todos os continentes estarão presentes para avaliar a adequação e o protagonismo das universidades quanto às demandas sociais, dentro de diversos contextos como tecnologia, meio ambiente, internacionalização, entre outros. Novos programas e parcerias bilaterais devem ser firmados.
Fonte: Universia Brasil