O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu nesta terça-feira (15) a ampliação do ensino a distância como forma de democratizar o ensino. Ele informou que o tema será debatido em audiência pública da Comissão de Educação (CE) nesta quarta (16).
Após lembrar que Santa Catarina foi pioneira na implementação do ensino a distância no país, em meados da década de 90, Casildo comemorou a marca de mais de 1 milhão de estudantes matriculados este ano em cursos online.
O senador destacou, no entanto, que a maior parte desses estudantes é de baixa renda, idade mais avançada, com encargos familiares e sem acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
– Há, no entanto, uma grande lacuna a ser preenchida pela União. Não se concebe que o Ministério da Educação e seus órgãos vinculados não contemplem os alunos da educação a distância com acesso ao Fies. É preciso encerrar essa discriminação que prejudica justamente os que mais necessitam.
Casildo informou que vai apresentar um pedido de informações ao Ministério da Educação para que explique a exclusão do ensino a distância do Fies.