Será lançado, no dia 9 de junho, durante o Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística (ANPOLL), em Florianópolis, o livro Um saber nas ruas: o discurso histórico sobre a cidade brasileira, fruto de tese reconhecida pelo Prêmio Capes de Tese, em 2012. “Esse é um excelente desfecho para uma longa trajetória de pesquisa. Espero que esta obra ajude na formação de novos pesquisadores e nas reflexões sobre a língua e o espaço nacionais”, disse a autora Carolina Fedatto. Também estão previstos lançamentos da obra no Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL), no mês de julho, em Campinas, e em outros importantes eventos na área de Letras e Linguística.
Tese premiada foi publicada em forma de livro pela Editora Unicamp
Carolina realizou o doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob a orientação de Suzy Lagazzi. “O objeto da tese foi o discurso histórico sobre a cidade brasileira, um tema construído a partir de dois grandes domínios de pesquisa: a Análise do Discurso de linha francesa e o projeto História das Ideias Linguísticas no Brasil, ambos impulsionados pelo trabalho de pesquisa e coordenação dos professores Eni Orlandi e Eduardo Guimarães”, descreveu a autora. “O objetivo do estudo era compreender como os discursos sobre a cidade (cartas, matérias da imprensa, discussões legislativas, debates sobre a construção de prédios públicos, nomeação de ruas, cartões postais, fotografias) constroem uma imagem da nação e da língua nacional brasileira”, complementou.
Prêmio Capes de Tese
A autora da tese descreveu a emoção de ser premiada em 2012. “O prêmio foi uma enorme e grata surpresa. Recebi a notícia enquanto participava de um evento na Unicamp em que estavam presentes minha orientadora brasileira e meu orientador do estágio em Paris. Estava também rodeada por professores que tiveram enorme participação na minha formação e aos quais agradeço imensamente.”
Carolina teve sua tese reconhecida no Prêmio Capes de Tese 2012
Carolina também revelou que não esperava esse reconhecimento de sua tese. “Apesar da confiança que tinha no resultado do trabalho e na excelência dos professores que acompanharam e discutiram a pesquisa, o tema e a abordagem não são nada canônicos no campo das Ciências da Linguagem. Foi uma aposta intelectual! A notícia da premiação foi recebida com enorme alegria por todos os pesquisadores brasileiros em análise do discurso e me sinto extremamente honrada em representar esse domínio de pesquisas tão forte e produtivo. Receber esse prêmio foi um grande impulso a todos os analistas do discurso, sobretudo àqueles que não aceitam o conforto das questões já colocadas e dos métodos já consagrados.”
Trajetória
Em 2012, quando recebeu a notícia do prêmio, Carolina estava preparando um projeto de pós-doutorado sobre a política linguística das literaturas de língua portuguesa na contemporaneidade. “Recebi apoio da Fapemig para desenvolver essa pesquisa sob a supervisão de Luiz Francisco Dias, da UFMG. A seguir, trabalhei como professora de Linguística e Análise do Discurso em universidades particulares de Minas Gerais e como tinha até 2014 para usufruir da bolsa oferecida pelo Prêmio Capes, me afastei dessas atividades docentes e atualmente me dedico a um amplo estudo sobre o papel da negação na constituição do sujeito a partir da Análise do Discurso e da Psicanálise.”
Em abril deste ano, a autora esteve em missão de estudos na Universidade de Paris III, onde discutiu o novo projeto com Bernard Bosredon, Georgeta Cislaru, Christian Puech, Jean-Marie Fournier e Marion Carel, além de frequentar a Biblioteca Nacional da França em busca de bibliografia sobre o tema da negação. “Estou muito envolvida com esse assunto atualmente e acredito que boas reflexões virão deste trabalho!”
Fonte: CAPES