O Senado Federal já tem composto o Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara 2014, que escolherá cinco personalidades com relevante contribuição à defesa dos direitos humanos no país. O prêmio é entregue anualmente.
O conselho será composto pelos senadores Ivonete Dantas (PMDB-RN), Ana Rita (PT-ES), Ana Amélia (PP-RS), Cícero Lucena (PSDB-PB), Cristovam Buarque (PDT-DF), Inácio Arruda (PCdoB-CE), João Capiberibe (PSB-AP), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Sérgio Petecão (PSD-AC), Vicentinho Alves (SDD-TO) e Gim (PTB-DF).
Acomenda foi criada por meio da Resolução 14/2010 e leva o nome dde Dom Hélder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife, falacido em 1999 e conhecido por sua defesa dos mais pobres e dos perseguidos políticos durante a ditadura militar no Brasil.
Podem indicar candidatos as entidades com atuação nacional, os senadores e os deputados. A escolha é feita pelo conselho, composto por representantes de cada um dos partidos com assento no Senado Federal.
Esta será a quinta edição do prêmio. No ano passado, receberam a comenda o psicólogo e mestre em Educação Claudio Luciano Dusik; o juiz de Direito Márlon Jacinto Reis; o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas, Warley Martins Gonçalles; a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) e o arcebispo de Olinda, Dom Antônio Fernando Saburido, além do ex-governador do Maranhão, Jackson Lago, que morreu em 2011.
Fonte Agência Senado