Estudantes e professores dos cursos de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) formam a equipe do projeto E-Moor, software que calcula as solicitações de esforços das linhas de ancoragem das plataformas de petróleo. “Nosso objetivo é criar uma interface gráfica mais atraente para o usuário, que permita facilitar o cálculo das amarrações responsáveis por manter o sistema em equilíbrio. As plataformas não são estáticas e sofrem atuações do vento, onda e correnteza, necessitando desse cálculo para que se movam dentro de um limite de segurança”, explica Demerson Gonçalves, Coordenador do Mestrado em Engenharia da UCP.
O E-Moor é um projeto interdisciplinar que envolve áreas como a matemática e engenharias da computação, civil, mecânica, elétrica, mecatrônica e petróleo. Além de Demerson, conta com mais três professores mobilizados: Paulo Ferreira, Coordenador da Engenharia Civil e do projeto; Fábio Licht, Coordenador da Engenharia da Computação e Cristiano Borges, Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que atua em cooperação com a UCP. Foi iniciado na instituição em 2008 e desde então permite aos alunos participantes uma experiência extracurricular, o que já rendeu, inclusive, oportunidades profissionais.
Atualmente três estudantes compõem o grupo. “Está sendo muito importante participar do projeto e acredito que vai abrir portas para o futuro. Já aprendi muito desde que comecei”, destaca Letícia Pimentel, aluna do terceiro período de Engenharia Civil, que atua ao lado dos colegas Marcus Vinícius, do sétimo período em Engenharia Mecatrônica e Guilherme Kronemberger, do sétimo período em Engenharia de Petróleo.
“Desenvolver este projeto possui um valor imensurável. Ele permite a valorização em termos de qualidade e demonstra o potencial da Universidade”, destaca Demerson. A UCP faz parte de um grupo seleto de instituições que desenvolvem softwares de ancoragem para a Petrobrás, estando entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Fonte: ASCOM/UCP