O Papa Francisco proclama santo o beato Padre José de Anchieta nesta quarta-feira (2), por meio de decreto a ser assinado pelo pontífice.
José de Anchieta nasceu em Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha. O jovem jesuíta desembarcou em solo brasileiro em julho de 1553, onde fundou junto com o Padre Manoel da Nóbrega o Colégio de São Paulo de Piratininga, que daria origem à cidade de São Paulo.
“Esta canonização, há muito esperada por nós, é motivo de especial alegria para todo o Brasil, uma vez que Anchieta é o ‘Apóstolo do Brasil’, assim proclamado já no seu funeral, em 1597. Ele marcou profundamente o início da evangelização, não apenas em São Paulo, mas em boa parte do país.”, destaca o Cardeal Dom Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.
Dom Odilo celebra missa em ação de graças pela canonização de Anchieta no domingo (6), às 11h, na Catedral da Sé. No dia 24 de abril, o Papa celebra Santa Missa em ação de graças pela canonização na igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma.
Com informações da Arquidiocese de São Paulo e NEWS.VA