A ANEC participou, na manhã de hoje (26/03), da abertura do Encontro de Pastoralistas da Rede Marista, que reúne um grupo de 75 pessoas encarregadas de dinamizar o Serviço de Pastoral dentro das Unidades Maristas do Rio Grande do Sul e Distrito Federal, abordando o tema “Espiritualidade: um modo de ser! Qual?”. A atividade, realizada na Caju (Casa da Juventude Marista), em Porto Alegre, contou, também com a presença do Secretário Executivo da CNBB Regional Sul 3, Pe. Ademar Agostinho Sauthier.
Os participantes receberam alguma informações sobre a ANEC, instituição que representa a Educação Católica no Brasil, em comunhão de princípios com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). O Secretário Estadual, Harlei Antonio Moro, lembrou que a ANEC está presente em todos dos Estados da Federação e, numericamente, congrega 430 Mantenedoras, 2.100 Escolas, 130 Instituições de Ensino Superior, milhares de Obras Sociais, que atendem mais de 2,5 milhões de alunos e envolvem mais de 100 mil professores e funcionários.
A ANEC, que tem como função primordial representar politicamente os interesses de suas Associadas, articula diversas ações e iniciativas da educação católica do país e proporcionar mecanismos que possibilitam uma melhor atuação da gestão administrativa, pedagógica e pastoral de suas associadas. A ANEC existe para servir, ela é uma realidade que toca a todos, conjugando experiência, tradição, qualidade, credibilidade, história, respaldo político e social, nas diferentes áreas de atuação das Instituições Associadas: educação, saúde e assistência social.
“Educação Católica” é um modo ensinar! “Qual?” É a pergunta que todos devem responder, desde o carisma da Instituição na qual estão inseridos, desde uma espiritualidade que é, seguramente, fonte de inspiração, de esperança, de geração de sentido e de capacidade de autotranscedência para todos, partilhadas com aqueles que são alcançados através do serviço pastoral. Existimos para servir, servindo educamos, formamos “bons cristãos e cidadãos virtuosos”, conforme o desejo de São Marcelino Champagnat.
Os pastoralistas são os cuidadores do DNA das Instituições Católica que atuam na área da educação, saúde e assistência social. A missão evangelizadora, inerente à vocação das Instituições, marca de modo indelével o seu serviço. Falar sobre espiritualidade é dar conta do jeito de evangelizar, de acordo com o carisma das Instituições.
A ANEC no RS renovou, nesta ocasião, o convite para que a Rede Marista integre os Grupos de Trabalho Pastoral voltados para a Educação Básica e o Ensino Superior, criados com a finalidade de debater e refletir sobre temáticas relacionadas à pastoral, estabelecer um processo de reflexão/ação que contribua com o desenvolvimento da ação pastoral das diferentes instituições, apresentar propostas à ANEC que respondam aos interesses das Associadas, qualificando o seu planejamento, e estabelecer um espaço de intercâmbio de experiências que contribua para o fortalecimento de todos.
Com informações da ANEC no Rio Grande do Sul