No dia 25 de janeiro o auditório do colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal (RN), recebeu educadores de todas as escolas católicas do estado.
A temática Cidadania Digital, desenvolvida pelo Professor Carlos Seabra,coordenador técnico pedagógico na gerencia de Inovação e Novas Mídias da editora FTD, foi bem acolhida pelos educadores por tratar de um tema bastante atual. No decorrer da palestra Carlos Seabra destacou alguns pontos importantes presentes no cotidiano das escolas como a Inclusão digital; estratégias no uso do computador na educação; competência e objetivos no uso do computador e redes sociais.
Para Carlos Seabra, os impactos sociais da informática, conquista da ciência e da tecnologia, são capazes de levar a uma transformação maior que a da máquina a vapor. Uma sociedade baseada cada vez mais na troca de valores simbólicos, do dinheiro à informação, vai mudar o eixo da economia, acabar com o conceito atual de trabalho, valorizar mais que tudo o conhecimento e a aprendizagem. Neste cenário, os excluídos serão cada vez mais excluídos – com o poder se concentrando nas esferas virtuais (com profundo controle nas esferas reais) – a não ser que se implementem eficazes e massivas ações para promover sua “inclusão digital”.
A palestra favoreceu a abordagem dos desafios presentes na educação chamando a atenção dos educadores para a importância da pesquisa, do aprender a prender, da motivação que desperta a curiosidade do aluno, a busca do conhecimento, a aprendizagem colaborativa e o empreendedorismo.
Participaram do evento representantes dos Colégios Nossa Senhora de Fátima, do Instituto Sagrada Família, Salesiano Dom Bosco, Salesiano São José, Marista de Natal, do Centro Educacional Maristella, do Instituto Maria Auxiliadora, Dom Marcolino Dantas e Escola São José.