O Espírito Santo recebeu na última quarta-feira (29) o Dia ANEC 2014, o encontro contou com a participação do escritor e teólogo Frei Betto, em debate sobre ‘Política e Espiritualidade na Educação’.
Na abertura do evento, a Coordenadora do Conselho da ANEC no Espírito Santo, Irmã Rita Cola, chamou os educadores presentes a serem católicos além das estruturas da Igreja. “Na escola devemos transformar o mundo. Deus ajude nossa ação educativa”, destacou.
Também presente na ocasião, o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Espírito Santo (SINEPE-ES), e reitor do Centro Universitário São Camilo de Cachoeiro de Itapemirim, padre João Batista de Lima, ressaltou o papel dos colégios católicos. “Estamos aqui para ensinar valores e não só conhecimento científico”, defendeu.
Para Betto, palestrante da noite, esta é uma época onde vemos o paradigma da razão desabar. “Qual será o paradigma da pós-modernidade? Espero que seja a solidariedade, mas parece que será o mercado, a mercantilização da vida humana. E neste contexto, qual o papel da escola? A escola precisa saber se reinventar. O aluno precisa de uma experiência espiritual. Precisa de um tempo para meditar e conhecer a Deus”, declarou.
Imagens enviadas por Renata Rocha
O evento, realizado no Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, marcou também o início das comemorações dos 60 anos da instituição. O próximo estado a receber o Dia ANEC 2014 é Santa Catarina, no dia 04/02.
Com informações de Renata Rocha